Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.01.20 - 17h17

PCR promove 1ª Caminhada em Alusão ao Dia Contra a Hanseníase

img_alt

Ações faz parte da programação do Janeiro Roxo, que leva atividades a mais de 40 unidades durante o mês (Foto: Cortesia)

 

Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase, a Prefeitura do Recife promove, nesta sexta-feira (24), a 1ª Caminhada Municipal em Alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase, que é celebrado no próximo domingo (26). A ação, que começa às 8h no Centro do Recife, faz parte da programação do Janeiro Roxo, que inclui ações em mais de 40 unidades da Secretaria de Saúde do Recife, para chamar atenção das pessoas e profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas da hanseníase. ‪Nos últimos dias, os profissionais da rede municipal também participaram de discussões sobre a doença nas unidades onde as ações estão acontecendo, para sensibilizá-los sobre a importância da busca ativa para o sucesso do tratamento.

A concentração para a caminhada será às 8h na Praça da República, no bairro de Santo Antônio, com saída prevista para as 9h, com destino ao Marco Zero, no Bairro do Recife. O evento contará com uma frevioca para animar os participantes ao longo do percurso.

Nesta quinta-feira (23), a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Milagres, no Ibura, foi uma das que recebeu a ação do Janeiro Roxo. Vinte e cinco pessoas foram avaliadas e realizaram os exames necessários para diagnosticar a doença. “Fiquei sabendo que aconteceria por meio da Agente de Saúde. Eu tenho contato direto com minha mãe e cunhado que já foram diagnosticados, e hoje vim fazer minha avaliação. Essas orientações ajudam a comunidade a identificar as enfermidades e a buscar tratamento e cura”, contou a usuária Marilene Monteiro.

Ao longo deste mês, as unidades de saúde estão fazendo mais avaliações dermatoneurológicas (testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora etc) dos pacientes identificados com manchas suspeitas, durante a busca ativa que os profissionais realizaram nas comunidades, nos últimos dias. As pessoas que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas para tratamento e acompanhamento. “É importante que a população se conscientize que a hanseníase, se tratada adequadamente, tem cura. O tratamento encontra-se disponível para os usuários em todos os postos da Prefeitura do Recife, durante o ano todo”, explicou Sammea Granjeiro, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase.

No próximo dia 28, a Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Maracanã, em Dois Unidos, receberá a ação Dia do Espelho, em que a população é convidada a fazer o autoexame diante de um espelho.

HANSENÍASE - A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Ieprae, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença, que é feito com antibióticos e tem duração de seis a 12 meses. Poucos dias após o início do tratamento, o usuário deixa de transmitir a doença.

Confira aqui a programação