Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 24.11.21 - 13h13

Bairro de Dois Irmãos receberá mudança de circulação neste sábado (27)

Intervenção visa aumentar em 47% a capacidade viária para quem segue entre os bairros de Apipucos e Dois Irmãos, além de melhorar a travessia de pedestres

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), e o Supermercado Atacarejo, realizarão uma mudança de circulação que acontecerá entre a Rua Dois Irmãos e Avenida da Recuperação, sob o Viaduto da BR-101. O objetivo da intervenção é aumentar a capacidade viária, evitando os congestionamentos na via, além de levar mais segurança à travessia dos pedestres, por meio da eliminação dos giros à esquerda. A mudança é uma das medidas mitigadoras para o empreendimento e valerá a partir do próximo sábado (27).

A solução de engenharia viária vai aumentar a segurança para os pedestres com travessias semaforizadas, a fluidez dos veículos e beneficiar mais de 180 mil pessoas que passam no local. A nova circulação beneficiará os cidadãos que trafegam entre os bairros de Apipucos e Dois Irmãos, reduzindo pela metade o tempo de semáforo, o que aumentará em 47% a capacidade viária. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da intervenção para auxiliar os condutores e pedestres.

Com a mudança, os condutores que estiverem na BR-101 vindo da Iputinga em direção à Macaxeira deverão realizar o desvio pela Rua Senzala e seguir pela Rua Dois Irmãos em direção à Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem na BR-101 vindo da Iputinga e desejarem seguir em direção ao bairro de Dois Irmãos deverão girar à esquerda e se manter no contra fluxo, sob o Viaduto Dois Irmãos, para, então, seguir pela faixa da direita a partir do cruzamento com a Avenida da Recuperação.

Os condutores que vêm do bairro da Macaxeira poderão seguir pela Rua Dois Irmãos, em direção ao Zoológico, em direção a Apipucos ou, ainda, retornar em direção à Macaxeira pela Avenida da Recuperação. Já os condutores que vêm da Macaxeira e desejam seguir em direção ao bairro da Iputinga, na BR-101, deverão fazer o retorno pela Praça Dois Irmãos.

Os condutores que vêm do bairro de Dois Irmãos poderão acessar a Avenida da Recuperação com o giro à direita ou, ainda, acessar o contra fluxo para seguir em direção ao bairro da Macaxeira ou de Apipucos. Além disso, o movimento de quem vem de Dois Irmãos para Iputinga será mantido com o giro à direita.

Quem vem de Apipucos e deseja seguir em direção a Dois Irmãos deverá acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos e volta para faixa da direita após o cruzamento com a Avenida da Recuperação. Já os condutores que estiverem em Apipucos em direção à Iputinga deverão acessar o contra fluxo sob o Viaduto Dois Irmãos para fazer o giro à esquerda na Avenida da Recuperação.

Confira o mapa aqui.