Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Presidente

Marília Dantas, engenheira civil

 

Engenheira civil formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marília Dantas cursou mestrado e agora faz doutorado na mesma instituição. Atuante no mercado de trabalho há mais de uma década, ela possui vasta experiência na iniciativa privada, onde atuou em construtoras com análises de projetos, acompanhamento de obras e planejamento e execução de ensaios em fundações. Na Emlurb, já exerceu a função de Diretora Executiva de Manutenção Urbana do órgão entre os anos 2014 e 2018, e de Diretora de Manutenção Urbana do Recife ao longo do ano de 2019. É presidente da autarquia desde o dia 21 de dezembro de 2019. 

 

Sobre o órgão

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi criada em 26 de abril de 1979 para cuidar da preservação da cidade. Vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura, sua atuação é estratégica para o dia a dia do município, sendo responsável, entre outros serviços, pela manutenção e conservação do sistema viário, com a implantação da rede de drenagem e a execução de pavimentação. A Emlurb também desenvolve atividades de revitalização paisagística das praças e parques, atua na manutenção de fontes, lagos, canteiros centrais e áreas isoladas e cuida do funcionamento da iluminação pública na cidade, sendo responsável pela troca de lâmpadas, reatores e outros equipamentos. Com relação ao gerenciamento da limpeza urbana, o órgão promove em milhares de ruas e avenidas a coleta de lixo, varrição, capinação, lavagem e pintura de meio-fio. Além dessas ações, cabe à Emlurb a conservação dos cinco cemitérios públicos do Recife, a manutenção das árvores e a restauração de estruturas e monumentos que sofrem depredações.

 

Descritivo das diretorias executivas

 

DIRETORIA DA PRESIDÊNCIA

Responsável pela representação da Autarquia; Coordenar o levantamento e a avaliação dos problemas públicos a cargo da EMLURB e apresentar soluções no âmbito do planejamento governamental; Encaminhar ao órgão competente a proposta orçamentária para o ano imediato; Movimentar os recursos da EMLURB, em conjunto com outro Diretor, como ordenadores de despesas; Solicitar a alienação de bens móveis considerados ociosos, em desuso ou inservíveis às atividades da EMLURB; Submeter à apreciação do Conselho de Administração a prestação de contas da EMLURB, dentro do prazo previamente fixado; Encaminhar aos órgãos competentes da Prefeitura da Cidade do Recife, no prazo legal, as prestações de contas da EMLURB, acompanhadas do parecer do Conselho Fiscal e dos Auditores Independentes; Constituir procuradores da EMLURB; Orientar, coordenar e supervisionar os estudos destinados a inserir matérias que, na forma estatutária, devem ser apreciados pelos Conselhos Fiscal e de Administração; Celebrar, em conjunto com outro Diretor, convênios, ajustes e contratos; Exercer todas as demais atribuições que lhe forem cometidas pela Assembléia Geral ou pelo Conselho de Administração; Gestão dos assuntos jurídicos relacionados a Autarquia; entre outras.

 

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

É competência do Diretor Administrativo e Financeiro a elaboração, alteração, guarda ou divulgação do Regimento Interno da EMLURB, após aprovação da Diretoria Executiva; O controle e gestão dos recursos, inclusive a prestação de contas; As ações de zeladoria e manutenção predial dos edifícios sob a responsabilidade da Autarquia; Gestão de Necrópoles; As ações relacionadas a folha de pessoal e recursos humanos; entre outras.

 

DIRETORIA DE LIMPEZA URBANA

Responsável pelas ações de fiscalização, controle e execução de limpeza urbana e coleta de resíduos; Interlocução aos assuntos relacionados a legislação ambiental e de resíduos; Gerenciamento de praças, parques e áreas verdes; Serviços de arborização;  entre outras.

 

DIRETORIA DE MANUTENÇÃO URBANA

Responsável pelas ações de fiscalização, controle e execução de serviços de recuperação, manutenção e implantação de infraestrutura urbana como pavimentação, drenagem, iluminação pública e demais obras; Elaboração e gestão de estudos e diretrizes referentes ao tema de infraestrutura urbana; Desenvolvimento e gestão de planos estratégicos relacionados a infraestrutura urbana; Gerenciamento e controle de qualidade de materiais relacionados a infraestrutura urbana; Ações de limpeza, reestruturação e manutenção de canais; entre outras.

 

Documentos

Endereço

Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 09 – Derby

CEP:  50.070-110

Contato

Fone: 81 3355-5500

FAX: 81 3355.5751

E-mail: emlurb@recife.pe.gov.br

Central de Atendimento da Emlurb – 156

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30

 

Organograma - atualizado em agosto/22

Legislação do órgão

Conselhos do órgão

Lista de identificação organizacional de 2022

Código de Ética

PLANO DE GOVERNANÇA EMLURB