Presidente
Daniel Saboya Paes Barreto
Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio em 2012, tem 39 anos. Está na EMLURB desde 2013, mas atua no serviço público, há 19 anos, tendo iniciado como estagiário na unidade de compras da Secretaria da Fazenda de Pernambuco em 2007. Foi coordenador do estoque de vacinas do Programa Nacional de Imunização pelo Governo de Pernambuco em 2008. Entre 2009 e 2012 foi coordenador administrador e financeiro do Programa Mãe Coruja de Pernambuco. Entre 2013 e 2014 atuou como gestor administrativo da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura do Recife. Entre 2015 e 2019, foi diretor administrativo e financeiro do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-GOV-PE). Em 2020, trabalhou como gerente de articulação da Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco. Em 2020, foi nomeado como diretor de Articulação Política e Relações Comunitárias da EMLURB. Entre 2021 e 2022, passou a responder como secretário-executivo de Articulação Política e Relações Comunitárias da PCR. Entre 2022 e 2024 foi diretor de Limpeza Urbana da EMLURB e agora assumiu o cargo de diretor presidente da autarquia.
Sobre o órgão
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB) foi criada em 26 de abril de 1979 para cuidar da preservação da cidade. Vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura, sua atuação é estratégica para o dia a dia do município, sendo responsável, entre outros serviços, pela manutenção e conservação do sistema viário, com a implantação da rede de drenagem e a execução de pavimentação. A EMLURB também desenvolve atividades de revitalização paisagística das praças e parques, atua na manutenção de fontes, lagos, canteiros centrais e áreas isoladas e cuida do funcionamento da iluminação pública na cidade, sendo responsável pela troca de lâmpadas, reatores e outros equipamentos. Com relação ao gerenciamento da limpeza urbana, o órgão promove em milhares de ruas e avenidas a coleta de lixo, varrição, capinação, lavagem e pintura de meio-fio. Além dessas ações, cabe à EMLURB a conservação dos cinco cemitérios públicos do Recife, a manutenção das árvores e a restauração de estruturas e monumentos que sofrem depredações.
Descritivo das diretorias
DIRETORIA DA PRESIDÊNCIA
Responsável pela representação da Autarquia; Coordenar o levantamento e a avaliação dos problemas públicos a cargo da EMLURB e apresentar soluções no âmbito do planejamento governamental; Encaminhar ao órgão competente a proposta orçamentária para o ano imediato; Movimentar os recursos da EMLURB, em conjunto com outro Diretor, como ordenadores de despesas; Solicitar a alienação de bens móveis considerados ociosos, em desuso ou inservíveis às atividades da EMLURB; Submeter à apreciação do Conselho de Administração a prestação de contas da EMLURB, dentro do prazo previamente fixado; Encaminhar aos órgãos competentes da Prefeitura da Cidade do Recife, no prazo legal, as prestações de contas da EMLURB, acompanhadas do parecer do Conselho Fiscal e dos Auditores Independentes; Constituir procuradores da EMLURB; Orientar, coordenar e supervisionar os estudos destinados a inserir matérias que, na forma estatutária, devem ser apreciados pelos Conselhos Fiscal e de Administração; Celebrar, em conjunto com outro Diretor, convênios, ajustes e contratos; Exercer todas as demais atribuições que lhe forem cometidas pela Assembléia Geral ou pelo Conselho de Administração; Gestão dos assuntos jurídicos relacionados a Autarquia; entre outras.
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - João Alberto Costa Faria
É competência do Diretor Administrativo e Financeiro a elaboração, alteração, guarda ou divulgação do Regimento Interno da EMLURB, após aprovação da Diretoria Executiva; O controle e gestão dos recursos, inclusive a prestação de contas; As ações de zeladoria e manutenção predial dos edifícios sob a responsabilidade da Autarquia; Gestão de Necrópoles; As ações relacionadas a folha de pessoal e recursos humanos; entre outras.
DIRETORIA DE LIMPEZA URBANA - José Mário Torres Antonino
Responsável pelas ações de fiscalização, controle e execução de limpeza urbana e coleta de resíduos; Interlocução aos assuntos relacionados a legislação ambiental e de resíduos; Gerenciamento de praças, parques e áreas verdes; Serviços de arborização; entre outras.
DIRETORIA DE MANUTENÇÃO URBANA - Guilherme Mota Gomes
Responsável pelas ações de fiscalização, controle e execução de serviços de recuperação, manutenção e implantação de infraestrutura urbana como pavimentação, drenagem, iluminação pública e demais obras; Elaboração e gestão de estudos e diretrizes referentes ao tema de infraestrutura urbana; Desenvolvimento e gestão de planos estratégicos relacionados a infraestrutura urbana; Gerenciamento e controle de qualidade de materiais relacionados a infraestrutura urbana; Ações de limpeza, reestruturação e manutenção de canais; entre outras.
Documentos
Endereço
Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 09 – Derby
CEP: 50.070-110
Contato
Fone: 81 3355-5500
E-mail: emlurb@recife.pe.gov.br
Central de Atendimento da Emlurb – 156
Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h30 às 17h