Secretaria-Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD-RECIFE)

Secretária-executiva

 

Ana Paula Marques

 

  

Com mais de 15 anos de experiência na assistência a pessoas em vulnerabilidade social e na dependência química, Ana Paula Marques é formada em serviço social. Desde 2017, integra a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, onde atuou como gerente, gerente geral, ocupando hoje a a Secretaria Executiva de Política Sobre Drogas. Ana Paula Marques acredita que a transformação de uma vida acontece com a determinação de cada um, junto a uma política sobre drogas assertiva e acolhedora, olhando com amor para o próximo.

 

Sobre a secretaria-executiva

 

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da cidade do Recife (SEPOD-RECIFE) tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para o tema. A pasta é composta por três pilares: prevenção, cuidado e reinserção SOCIAL.

O Pilar Prevenção tem como premissa sociológica: “prevenir é mais que informar”, baseado no estudo do psicólogo Bruce Alexander de que o principal gatilho para o uso abusivo das drogas é a vulnerabilidade social. Deste modo, o Pilar Prevenção tem como objetivo Mobilizar a sociedade como um todo, acionando os ativos e atores sociais, construindo projetos estratégicos para a diminuição da vulnerabilidade social com consequência direta à prevenção do uso e abuso de drogas.

O Pilar Cuidado se utiliza da premissa de que o tratamento a dependentes químicos necessita de um acompanhamento humanizado, social, psicológico, biológico e pedagógico. Desta forma, tem como objetivo oferecer cuidado através de estratégias de redução de danos e de acolhimento sistemático ou intensivo para pessoas que fazem uso e/ou abuso de substâncias psicoativas, garantindo, prioritariamente, a promoção da autonomia e dos direitos humanos.

O terceiro Pilar é o da Reinserção, que se baseia na premissa de que a Inserção Social acontece antes, durante e depois das estratégias de cuidado. O objetivo do Pilar é preparar, apoiar e encaminhar o usuário para uma atuação construtiva para com a sociedade respeitando sua singularidade,desenvolvendo sua interdependência social nos diversos campos de atuação como família, grupos, trabalho e vislumbrando resultados para o hoje como também para sua posteridade.

 

Endereço:

Cais do Apolo, 925 - Recife, PE, 50650-300

6º Andar

 

Contato:

Telefone: 3355.8210E-mail: sepod.recife@recife.pe.gov.br 

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

Acesse mais contatos e horários da Prefeitura do Recife