Serviços para o Cidadão

Teatro de Santa Isabel

img_alt

Em 2015, o Santa Isabel comemora 165 anos de existência. (Foto: Sol Pulquério)

Monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949 e considerado um dos 14 teatros-patrimônio do Brasil, o Teatro de Santa Isabel é o mais antigo e expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país.

A ideia de construir um Teatro público no Recife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844. O engenheiro contratado para transformar esse sonho civilizatório em realidade foi o célebre francês Louis Léger Vauthier.

Inaugurado em 18 de maio de 1850, em homenagem à Princesa Isabel, o teatro atravessou séculos de história, formando muitas gerações de plateias. Assistiu à Revolução Praieira, à campanha abolicionista e à campanha pelo advento da República, quando dois nomes ligaram-se definitivamente à sua história: Joaquim Nabuco e José Mariano. Foi lá que Nabuco proferiu a célebre frase, gravada numa placa exibida até hoje no teatro: Aqui nós ganhamos a causa da Abolição.

Eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil, pelo Cenym 2016, o Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, está de portas abertas para quem quiser conhecer toda essa história de perto. O equipamento oferece dois tipos de visitas regulares: as visitas guiadas, oferecidas aos domingos, às 14h, 15h e 16h, sem necessidade de agendamento prévio, para grupos de, no máximo, 25 pessoas; e as visitas de educação patrimonial. Destinada a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs, essa visitação é possível nas terças-feiras à tarde, precisa de agendamento prévio pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antônio

Telefone: 3355-3323 / 3324

http://www.teatrodesantaisabel.com.br