Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR)

José Manoel Sobrinho

Graduado em Letras, José Manoel Sobrinho trilha a arte como caminho profissional desde 1976, com ampla atuação em Recife, Pernambuco e no país. É encenador, dramaturgo e professor de teatro, atuando também na área de formulação de políticas de cultura e em gestão cultural colaborativa. Já desenvolveu e coordenou projetos de ressocialização por meio da arte no Sistema Penitenciário, para a Secretaria de Justiça de Pernambuco; foi Diretor de Cultura e Presidente da Fundação de Cultura,Turismo e Esportes de Camaragibe; Presidente da Federação do Teatro de Pernambuco; Secretário Geral da Confederação Nacional de Teatro; além de ter atuado com ações culturais no Gabinete Português de Leitura, Departamento de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, Sindicato dos Bancários, Prefeitura de Olinda, entre outras instituições culturais. No Sesc Pernambuco, atuou por exatos 43 anos, assumindo várias missões, com ênfase na função de Gerente de Cultura, em que atuou na curadoria e coordenação de projetos de diversas linguagens artísticas e na gestão de equipamentos. Como artista das artes cênicas, dirigiu uma centena de espetáculos, ministrou oficinas e cursos, com destaque para os trabalhos realizados no Sertão de Pernambuco e na região Norte do Brasil. Tem atuação na gestão pública, na iniciativa privada e nos movimentos políticos que emanam do meio artístico.

Sobre a Fundação

A Fundação de Cultura Cidade do Recife é o braço executivo da Secretaria de Cultura municipal, e tem por finalidade promover atividades que visem à difusão, circulação e fruição da cultura. Também cabe à FCCR estimular a produção cultural em suas diversas formas e manifestações, além de recuperar e preservar os patrimônios materiais e imateriais do município.

15º andar – Prefeitura do Recife

Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE