Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife

Secretário

 

Antônio Júnior, administrador de empresas

 

Antônio Ferreira Cavalcanti Júnior é formado em Administração, com especialização nas áreas de Administração Financeira, de Planejamento e de Sistema de Informação. Funcionário de carreira da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Governo de Pernambuco, ele já foi secretário-adjunto da Prefeitura do Recife na pasta de Transportes Urbanos e Obras e também da Secretaria de Administração. Na primeira gestão do governador Eduardo Campos foi secretário executivo de Transportes, função que voltou a exercer sob o comando do governador Paulo Câmara. Em 2018, assumiu o cargo de secretário de Transportes de Pernambuco.

Além dessas funções, Antônio Júnior atuou como diretor administrativo da Compesa; diretor administrativo-financeiro da CTU; vice-presidente - acumulando com função de presidente pelo período de seis meses – do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Pernambuco (Ipsep); e consultor empresarial. Na área acadêmica, lecionou a cadeira de Introdução da Teoria Geral do Sistema, no curso de pós-graduação promovido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É Comendador da Ordem do Mérito do Capibaribe por serviços prestados ao Recife.

 

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo é o órgão responsável por desenvolver e executar políticas públicas de qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra entre trabalhadores e empresas e estímulo ao empreendedorismo, além de incentivar a economia solidária, o desenvolvimento do artesanato e a atuação das cooperativas de reciclagem.

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo é formada por:

I - Gabinete do secretário

II - Secretaria Executiva de Empreendedorismo

III - Secretaria Executiva do Trabalho e Qualificação

São vinculados à secretaria: 

PROUNI RECIFE - Instituído pela Lei nº 18.113, de 12 de janeiro de 2015, Programa Municipal Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes residentes e domiciliados no Recife sem diploma de nível superior. 

PRODARTE - O Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) foi criado pelo Decreto nº 13.894/87, com o objetivo de fomentar o artesanato do Recife por meio do apoio aos artesãos cadastrados na Prefeitura, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município.

SALA DO EMPREENDEDOR- Sala do Empreendedor é um espaço da Prefeitura do Recife voltado para os micros e pequenos empreendedores, formalizados ou não, que tem como objetivo orientá-los sobre linhas de financiamento; elaboração de cadastro de fornecedores; promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional e gerencial; informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais; informações sobre concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A Sala do Empreendedor atende em quatro unidades: andar térreo do edifício-sede da Prefeitura; Centro Público de Casa Amarela (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 5.600); Compaz do Alto Santa Terezinha; e Compaz do Cordeiro.

QUALIFICA RECIFE - Programa que oferece cursos de qualificação profissional ministrados nas 17 Escolas de Educação Profissional

AGÊNCIAS DE EMPREGO – Atuam na intermediação de mão-de-obra entre trabalhadores e empresas que cadastram suas vagas. Além disso, os postos de atendimento oferecem serviços de orientação profissional, seguro desemprego e emissão de Carteira de Trabalho. As agências funcionam na Avenida Rio Branco, 155, Bairro do Recife; Centro Público de Casa Amarela (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 5.600); e Estrada dos Remédios, 162, Afogados.

ECONOMIA SOLIDÁRIA - A Economia Solidária baseia-se nos princípios da autogestão, solidariedade, cooperação e sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Representa uma alternativa à forma tradicional de se criar, produzir e comercializar bens e serviços.

Endereço:Av: Norte Miguel Arraes de Alencar, 5600 – Casa Amarela, Recife - CEP 52081-000

 

Telefones:3355-2551 – Gabinete do Secretário

3355-2558 – Secretaria Executiva de Empreendedorismo

3355- 2571 – Prouni Recife

3355- 2562 – Qualifica Recife

0800 281 3535 (ligação gratuita) – Sala do Empreendedor

 

Horário de Atendimento ao público: Segunda a sexta (8h às 17h)

Organograma -  Atualizado em Maio de 2019

 

Editais e Documentos

Documentos e Editais

 

Chamamento Público No 001/2020: Credenciamento de costureiras e MEIs para fornecimento de máscaras

Chamamento Público No 001/2020: Resultado do Chamamento Público para Habilitação de Costureiras, MEIs e Microempresas na Área de Confecção

 

Relação dos candidatos sorteados do Renda por APP - 29/02/2020

Relação dos candidatos sorteados do Renda por APP - 25/01/2020

Relação dos candidatos sorteados do Renda por APP - 28/12/2019

Relação dos candidatos sorteados do Renda por APP - 26/10/2019

Relaçāo dos candidatos sorteados do Renda por APP - 30/11/2019

Portaria do Programa Renda por APP