NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.06.15 - 16h56

Prefeito realiza trabalho voluntário no Imip

img_alt

Geraldo Julio foi até a unidade de saúde para levar um pouco de atenção e acolhimento para pacientes do setor de oncologia. Ação foi realizada através do projeto Transforma Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio dedicou mais uma vez o seu horário de almoço para promover uma ação de voluntariado, através do projeto Transforma Recife. No início da tarde desta terça-feira (2), o gestor esteve na Casa de Cuidados Paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira  (Imip) conversando com pacientes do setor de oncologia, ouvindo suas histórias e assim, colaborando com a humanização do tratamento. O gestor, que foi o primeiro a ser cadastrado na iniciativa, em julho de 2014, também foi o primeiro a efetivar o início do trabalho voluntário através da plataforma digital, em abril de 2015.

Durante aproximadamente uma hora, das 13h às 14h, o prefeito permaneceu no local.  O projeto Transforma Recife tem a intenção de aproximar organizações que precisem da colaboração de voluntários com pessoas que desejam ajudar o próximo, transformando o Recife na Capital da Solidariedade. “A pessoa que participa de uma ação como esta, pensa que vai somente ajudar, mas na realidade sai muito mais ajudado. Sai gratificado por ter visto as outras pessoas terem ficado alegres”, contou Geraldo.

"Eu saio daqui gratificado e motivado para fazer mais, além de poder influenciar outras pessoas”.

A iniciativa do projeto Transforma Recife vem recebendo elogios de vários segmentos da sociedade. O prefeito lembrou ainda que muito vem sendo feito dentro do programa pioneiro do executivo municipal. “As pessoas que recebem este tipo de atenção têm ficado satisfeitos. Isto tem acontecido em quase todos os casos do Transforma Recife”, reforçou. “O próprio Prefeito sendo voluntário serve como exemplo para quem quer ser voluntário. Eu saio daqui gratificado e motivado para fazer mais, além de poder influenciar outras pessoas”, concluiu o prefeito, que em abril esteve no Hospital de Câncer de Pernambuco contando histórias para crianças em tratamento.

A coordenadora de voluntariado do Imip, Rejane Aguiar, elogiou o projeto Transforma Recife e comemorou a ida do Prefeito até o local para incentivar o trabalho voluntário. “O projeto tem uma importância enorme para que haja a integração e incentivo de participação entre os voluntários e as instituições. E a vinda do Prefeito é um comportamento de alguém que sente e sabe o que é ser voluntário. O que ele fez aqui hoje ajuda na recuperação dos pacientes”, pontuou.

Além da plataforma digital do programa www.transformarecife.com.br, a Prefeitura do Recife também inaugurou uma sala física do projeto. O espaço funciona na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h. No site, as pessoas podem se inscrever para o trabalho voluntário, de acordo com seus interesses, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade. Já o espaço físico, estará disponível como ponto de informação sobre o projeto, explicação sobre "currículo social", além de servir de apoio para reuniões com representantes das ONGs.

Para Fábio Silva, coordenador do projeto, o prefeito demonstra claramente o engajamento no tema voluntariado em sua gestão. “Esse tipo de ação realizada pelo prefeito causa inspiração. Ele abraçou a causa desde o primeiro momento. Foi o primeiro a se cadastrar na plataforma. Já exerceu um trabalho voluntário em abril e agora novamente. E a quantidade de voluntários que passa a se cadastrar, porque veem pessoas como o prefeito se cadastrar, só faz aumentar”, revelou. Atualmente o serviço conta com cerca de 16 mil pessoas e 300 instituições cadastradas. Todos os dados são cruzados para os perfis se encaixarem.