NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.07.15 - 15h40

Prefeitura instala equipamento para incentivar voluntariado

img_alt

Voluntariômetro tem a função de contabilizar o número de horas dedicadas ao trabalho voluntário no Recife e já está funcionando na Avenida Agamenon Magalhães. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As pessoas que circularem pela Avenida Agamenon Magalhães, na Ilha do Leite, próximo ao viaduto da Joana Bezerra, vão se deparar com um novo equipamento da cidade. Nesta sexta-feira (3), começou a funcionar o Voluntariômetro, medidor especial que contabilizará o número de horas dedicadas ao trabalho voluntário no Recife através da plataforma Transforma Recife, consolidando a cidade com a Capital da Solidariedade. O equipamento, que comemora a marca expressiva de 20 mil inscritos na ferramenta e já contabiliza mais de 100 mil horas, foi inaugurado pelo prefeito Geraldo Julio.

Desde o lançamento, 20 mil voluntários e 321 ONGs já se cadastraram no portal do Transforma Recife

Inédito no Brasil, o equipamento possui sete metros de altura e um display digital de nove dígitos. O objetivo é despertar e engajar as pessoas que querem ajudar entidades beneficentes. “Este local onde foi instalado é estratégico. Com a instalação deste equipamento em um lugar onde passam milhares de pessoas, tenho certeza que aumentará este alcance”, explicou o prefeito, que foi o primeiro inscrito no Transforma Recife e já usou por duas vezes seu horário de almoço para se dedicar ao trabalho voluntário.

Geraldo aproveitou a oportunidade do lançamento do Voluntariômetro para convocar a população para se inscrever no Transforma Recife. “Você pode acessar o Transforma Recife, fazer o cadastro e ajudar uma instituição de alguma forma. Qualquer habilidade que você tenha para ajudar o próximo é importante. Quem sai ganhando é quem precisa da sua ajuda e você fica mais feliz fazendo uma ação como esta”, acrescentou.

O Transforma Recife funciona como uma rede social cruzando perfis de interesse com ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife. Com a plataforma, as instituições parceiras e pessoas que queiram trabalhar voluntariamente podem se cadastrar, criando um elo entre voluntários e organizações. O site cruza os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado, formando uma corrente e contribuindo com o trabalho social no Recife.

Uma das instituições que mais recebe trabalho voluntário é a AACD. Segundo Mário Mendes, coordenador de voluntariado da instituição, o Transforma Recife vem mobilizando cada vez mais os recifenses. “A ferramenta consegue aglutinar todas as instituições e pessoas ligadas ao voluntariado no Recife. Esta estrutura já existe, mas com este equipamento vai motivar mais pessoas”, comentou.

Pelo Transforma Recife, qualquer pessoa, no computador de casa, pode escolher a função, a entidade, o dia e horário que deseja doar sua força de trabalho. Além da plataforma digital Transforma Recife, a PCR inaugurou uma sala física do projeto (Rua do Bom Jesus, 180 - Bairro do Recife) que fica disponível como ponto de informação, além de servir de apoio para reuniões com representantes das ONGs e consultoria para planejamento e melhoria das organizações.

A professora Leila Cabral é uma das pessoas voluntárias que estão ajudando instituições através do Transforma Recife. Ela concorda que o Voluntariômetro vai ajudar a alavancar o número de pessoas interessadas em participar. “O equipamento vai dar mais visibilidade a este tipo de trabalho que muita gente às vezes nem conhece. As pessoas que estão cadastradas no Transforma Recife ficam trocando ideias e conhecendo o trabalho do outro, mas a população em geral não sabe”, declarou Leila, que se cadastrou na plataforma no final de 2014.

Desde o lançamento, 20 mil voluntários e 321 ONGs já se cadastraram no portal. Cerca de 50 ONGs que precisavam desse tipo de parceria já conseguiram voluntários depois do cadastro na plataforma Transforma Recife e a cada dez vagas disponibilizadas, quatro já estão ocupadas. Outras que já tem a cultura do voluntariado também estão migrando para disponibilizar suas vagas na ferramenta. Isso facilita para que voluntários que já atuavam em um determinado local possam dedicar um pouco do seu tempo a outras entidades e causas.