Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

| 05.05.15 - 19h18

Pneus na mira do controle do mosquito da dengue em Recife

img_alt

O armazenamento de pneus exige cuidados redobrados. (Foto: Divulgação/PCR)

Empresa que coleta 32 toneladas de pneus por dia vai receber tratamento focal duas vezes na semana pelo Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses(CVA)   

Informações sobre as principais medidas de prevenção  do mosquito transmissor da dengue foram fornecidas, nesta terça-feira (05), aos trabalhadores da empresa Pneu Verde – Recicladora e Comércio de Resíduos Ltda, localizada no bairro de São José. A apresentação faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde Recife, na busca de parceiros nos diversos segmentos, para  controle ao vetor da doença, o  Aedes aegypti.

 

Na ocasião, foi firmada parceria com o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CVA), para que os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) visitem o estabelecimento, duas vezes por semana, para realizar o tratamento focal, dificultando o surgimento de locais para depósitos de ovos do mosquito. “Trabalhar junto para a eliminação do vetor é o mais importante. Com essa parceria, todos ganham”, avaliou a coordenadora administrativa da Pneu Verde, Rick Lândia Barboza.

A empresa coleta 32 toneladas de pneus de diversos tipos, por dia, em caminhões carretas, para serem utilizados na fabricação de cimento. Segundo a coordenadora administrativa da Pneu Verde,  a área requer uma manutenção intensa, tanto pela localidade, quanto pelo material que é recolhido. “O armazenamento dos pneus exige cuidados redobrados, pois é um lixo reciclável, mas a limpeza e o bom senso são necessários para evitar que o material vire criadouros de larvas”, comentou.  

Carlos Francisco da Silva, trabalhador da empresa, disse que ficou surpreso em saber que pequenas poças poderiam virar criadouros da larva do Aedes aegypti. “Nem dava importância a isso, agora vou ficar mais atento aos detalhes e dar o alerta também em casa”, afirmou.  

Sinais e sintomas da doença, transmissão do vírus, orientações para evitar os possíveis focos e criadouros da dengue, além do ciclo e tempo de vida do mosquito foram algumas das orientações dadas durante o encontro. Para a bióloga do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Liliane Amorim, é importante observar todos os objetos no trabalho e em casa, pois os focos podem estar em qualquer ambiente e ninguém está imune de pegar a doença. “Quanto mais informação a população tiver, maior será a atenção e o cuidado no controle da dengue”, informou.