Gabinete do Centro do Recife - RECENTRO

Secretária

Ana Paula Vilaça

Ana Paula Vilaça é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em Direito pela UNIP-SP e mestre em planejamento urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No poder público, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal, com experiências em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Dentre as funções, foi técnica concursada de duas instituições: no Ministério da Agricultura e do Abastecimento; e do Procon, ambos em São Paulo. Em Pernambuco no ano de 2013, a arquiteta atuou na Prefeitura do Recife como Gerente Geral do Recife Antigo e Secretária Executiva de Turismo e Lazer da Secretaria de Turismo. Em 2016, esteve na presidência da Empetur, vinculada à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado e, em seguida, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, à frente de vários projetos de impacto para a cidade, como Ciclofaixa, Academia Recife, Recife Antigo de Coração e Colorindo o Recife. Recentemente, foi secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco. Desde dezembro de 2021, coordena o Gabinete do Centro do Recife, que tem a missão de implementar importantes projetos para revitalização e modernização da área central do Recife.

 

Sobre o Gabinete do Centro

Inaugurado em novembro de 2021, o Gabinete do Centro do Recife tem a missão de desenvolver e gerir ações que buscam a revitalização e modernização da área central do Recife, nos territórios dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio. A estrutura, que foi montada exclusivamente para pensar o centro em toda sua complexidade e de forma integrada com vários órgãos e secretarias, integra o Programa Recentro, que possui quatro eixos de atuação: governança, incentivos fiscais, inovação e investimentos públicos. A iniciativa prevê um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada na região, com ações de curto, médio e longo prazos.

 

Missão

Estimular e coordenar a transformação urbana do Centro do Recife de forma participativa e inclusiva, promovendo condições favoráveis para torná-lo um lugar próspero para viver, empreender, investir e visitar.

 

Visão

Ser reconhecido como referência na gestão territorial integrada para a requalificação urbana, o desenvolvimento sustentável e a cocriação de Plano de Desenvolvimento de longo prazo para o Centro do Recife.

 

Valores

  • Ética e integridade;
  • Respeito às pessoas;
  • Respeito ao ambiente natural e cultural;
  • Transformação social;
  • Sustentabilidade;
  • Protagonismo territorial;
  • Práticas inovadoras;
  • Atuação integrada;
  • Transparência;
  • Cooperação.

 RECENTRO - É um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio. O Projeto inclui incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas. O Projeto Recentro é baseado em quatro eixos estratégicos desenvolvidos pela Prefeitura da Cidade do Recife: Viver Bem; Viver as Oportunidades; Viver a Cidade; Gestão Integrada e Digital. Saiba mais: https://recentro.recife.pe.gov.br/. 

 

Eixos estratégicos seguidos das linhas de atuação do Recentro:

VIVER BEM - Segurança; Desenvolvimento Social.

VIVER AS OPORTUNIDADES - Meio ambiente e sustentabilidade; Desenvolvimento econômico.

VIVER A CIDADE - Desenvolvimento urbano; Cultura e bem-estar.

GESTÃO INTEGRADA E DIGITAL - Governança; Capital humano; Transformação digital; Participação cidadã.

 

Endereço:

Gabinete do Centro do Recife

Rua do Apolo, nº 106, Bairro do Recife, Recife/PE - CEP: 50030-220

Horário de funcionamento: 8h às 18h

 

DENÚNCIAS, RECLAMAÇÕES, ELOGIOS E SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES (OUVIDORIA): 

E-mail: recentro@recife.pe.gov.br

Telefone: (81) 99323-2890

Emails do Gabinete do Centro do Recife

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota do Comércio

O projeto Rota do Comércio tem como objetivo promover e divulgar os principais núcleos de varejo do Centro do Recife. Esta ferramenta vai facilitar o acesso da população, por meio de um mapa virtual interativo contendo além das informações das lojas, atrativos turísticos, paradas de ônibus, estações de bicicleta, estacionamentos privados e de zona azul existentes na área.

O projeto está sendo executado em etapas. A primeira, lançada em 09/05/2023, é um piloto contemplando 8 ruas tradicionais (Rua das Calçadas, Penha, Livramento, Duque de Caxias, Nova, Palma, Concórdia e Imperatriz). Em breve todas as ruas do Centro do Recife estarão compondo o mapa.

A Rota do Comércio é uma realização da CDL Recife, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro e com apoio técnico da Emprel e RAJ Tecnologia.Projeto Rota do Comércio tem como objetivo promover e divulgar os principais núcleos de varejo do Centro do Recife. Esta ferramenta vai facilitar o acesso da população, por meio de um mapa virtual interativo contendo além das informações das lojas, atrativos turísticos, paradas de ônibus, estações de bicicleta, estacionamentos privados e de zona azul existentes na área.

 

Boletim Informativo

 

Código de Ética Municipal

 

Editais 2024 

 

Editais 2023

 

Outros Documentos: