Controladoria Geral do Município

Secretário

 

José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira

 

Administrador de Empresas pela Fcap/UPE;Auditor da Sefaz/PE;Auditor da Receita Federal do Brasil. Criou a Controladoria Geral do Estado de PE no governo Eduardo Campos e foi o Controlador de 2007 a 2010. Ajudou a fundar o Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros - CONACI e foi seu segundo  Presidente de 2009 a 2010. A sua gestão foi responsável por definir e conceituar em discussão nacional o conceito de Controle Interno, as suas Macro-funções e as diretrizes gerais para o bom desempenho de cada uma delas. Propôs ao Congresso Nacional através do então Senador pelo PSB Renato Casa Grande uma emenda constitucional que dá vida própria ao Controle Interno, trazendo a sua existência e conceituação para o art.37 da CF/88, deixando de estar mencionado apenas como mero apoio do controle externo. Criou o Portal da Transparência de PE e já no primeiro ano foi premiado pela CGU e Contas Abertas, ficando em segundo  lugar no primeiro prêmio nacional do gênero; Foi secretário de Administração de Pernambuco, de 2011 a 2012. Foi secretário de Educação de Pernambuco, de 2013 a 2014, quando sob sua gestão o IDEB do ensino médio deu  um salto, deixando o 16° lugar no ranking nacional para o 4° lugar, cumprindo a meta do Governador Eduardo Campos anunciada ainda no seu primeiro mandato de deixar o Estado de Pernambuco entre os cinco melhores do País.

De 2015 a 2020 foi secretário de Finanças do Recife na gestão Geraldo Júlio e ajudou a enfrentar a maior crise econômica da história brasileira, mantendo o equilíbrio fiscal capaz de fazer entregas históricas para a cidade.

 

Sobre a controladoria

A Controladoria-Geral do Município (CGM) é o órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo, com autonomia funcional, que tem por finalidade maior auxiliar o Prefeito na defesa do patrimônio público, no controle interno, na prevenção e combate à corrupção, no incremento da transparência da gestão e na racionalidade dos gastos públicos. A CGM conta com uma equipe formada por auditores, contadores, analistas de controle interno e servidores de apoio administrativo, responsáveis por exercer o controle interno das ações dos diversos órgãos da Administração Direta e Indireta, bem como de pessoas físicas ou jurídicas, entre estas as associações com ou sem fins lucrativos que recebam dinheiro público municipal.  Entre as principais atribuições da Controladoria estão: recuperação de créditos, redução de custos e adoção de procedimentos que tragam melhores resultados à gestão, seus programas e suas atividades, visando ao cumprimento dos quatro “E” do gasto público (eficácia, eficiência, efetividade e economicidade). A meta é projetar o equilíbrio orçamentário e dar transparência às informações estratégicas sobre as contas do Município.

 

Endereço

5º andar – Prefeitura do Recife

Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE

CEP: 50030-903

Contato

Fone 1: (81) 3355.8457

Fone 2: (81) 3355.9010

E-mail:cgm.gab@recife.pe.gov.br

Horário de funcionamento: 8h às 18h

 

Organograma - atualizado em ago/2021

Legislação - atualizado em ago/2022

Planilha de Identificação - atualizado em ago/2022