Estrutura Produtiva do Recife

 

Principal centro urbano de Pernambuco e do Nordeste, o Recife tem uma economia fortemente dominada pelo setor terciário (serviços, administração pública e comércio). Por outro lado, considerando o porte da sua economia, o município ainda concentra parte significativa no setor da construção civil e da indústria de transformação. Desta forma, a economia recifense conta com cadeias produtivas nos grandes segmentos produtivos.

 

 Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

O setor de serviços é o que possui os melhores resultados. Uma de suas vertentes é o de serviços modernos, do qual a cidade vem se firmando como uma dinâmica prestadora. Essa área é a responsável pela circulação de ideias, pessoas e mercadorias, principalmente no conhecimento científico e inovação. Destaque da Região Nordeste, o Recife é o principal responsável pela exportação de conhecimento e de tecnologias para os empreendimentos estruturadores instalados e em implantação no estado de Pernambuco e região, pertencente às mais diferenciadas cadeias produtivas.

Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), órgão que compõe o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, cadeia produtiva é o conjunto de articulações de atividades e ramos produtivos que promovem trocas de insumos e serviços para a produção final. A cadeia ou lógica produtiva vai desde a produção das matérias primas, processamento e beneficiamento, à comercialização e distribuição dos bens ou serviços.

O CGEE realizou um estudo em 2011 promovido e coordenado pela Prefeitura do Recife, onde identificou dez lógicas produtivas instaladas ou com grande potencial de desenvolvimento no Recife. Os parâmetros utilizados foram o adensamento de empresas, integração a lógica de mercado bem definidas, capacidade de inovação e a exposição à concorrência externa. As informações foram adquiridas por meio de pesquisas em documentos técnicos e entrevistas com empresários e especialistas dos setores estudados.

Além das cadeias da indústria de confecção e moda e, mais recentemente, a automobilística e a de energias renováveis, que o município apoia por meio do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e de ofertas de mão de obra qualificada, as cadeias produtivas instaladas e que apontam para a vocação econômica do Recife são: