Serviços para o Cidadão

Estacionamento Especial para Idosos, Gestantes e Pessoas com Deficiência

Idosos, pessoas com deficiência (com restrição da locomoção) e pessoas com mobilidade reduzida temporária e permanente, que moram no Recife, contam com os serviços de pré-credenciamento e agendamento de atendimento para a emissão da Credencial de Estacionamento Especial. Isso significa que para essas pessoas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) oferece agendamento prévio, assegurando mais conforto e pontualidade ao cidadão.

O agendamento para o serviço é liberado no último dia útil de cada mês, tendo o cidadão a opção de escolher data e horário para o atendimento no mês seguinte. Por dia, são realizados 90 atendimentos para credenciamento de estacionamento especial na CTTU.

Para agendar o serviço na sede da CTTU, recomendamos que o cidadão, ou representante legal, realize antes de agendar, um  pré-credenciamento. Uma forma simples e rápida de garantir mais agilidade no serviço de atendimento. Após o cadastramento das informações e o agendamento no site, o cidadão deverá se dirigir à CTTU, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, ou habilitação, Comprovante de Residência em nome do solicitante ou parente de primeiro grau (desde que não seja conta de telefone móvel) e laudo médico para as pessoas com deficiências e gestantes (documento deve conter data prevista do parto).

O atendimento na sede da CTTU, localizada na Av. Cruz Cabugá, 304, Santo Amaro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

A credencial de idoso, pessoas com deficiência ou gestante no painel dianteiro do automóvel é obrigatória desde 2010 (em substituição aos antigos adesivos). Com a regra, essas pessoas podem estacionar qualquer veículo nas vagas de estacionamentos públicos e privados que lhes são destinadas. Informações através do teleatendimento: 0800.081.1078.

Documentos necessários para aquisição da Credencial  Especial de Estacionamento:

  Pessoa idosa:

   -  RG;
   -  CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
   - Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);

   - Para receber o benefício da gratuidade no uso das vagas de Zona Azul (vagas rotativas em área pública no Recife):  documento do veículo (CRLV) regularizado e em nome de pessoa física.

   Pessoa com deficiência, pessoa com mobilidade reduzida e gestantes:
   -  RG;
   -  CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
   - Comprovante de residência atualizado em nome do solicitante ou parente de primeiro grau  (desde que não seja conta de telefone móvel);
   - Laudo médico (no caso de gestantes, o documento deve conter data prevista do parto).


*Caso o beneficiário não possa comparecer, é necessário também os documentos do representante legal, além da procuração registrada em cartório.

*Em caso de renovação da Credencial de Estacionamento Especial, é necessário devolver a credencial antiga.

Clique aqui para realizar o pré-credenciamento e agendamento