Autarquia de Urbanização do Recife (URB)

Presidente

 

Luís Henrique Lira

Luís Henrique Lira é economista, funcionário do Banco do Brasil desde 2000, cedido à Prefeitura do Recife em 2005 como diretor Administrativo da Secretaria de Assistência Social, depois gerente de Projetos do Núcleo de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em 2009.  Também atuou no Governo do Estado, de 2011 a 2014, como chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Entre 2014 e 2016, concluiu a pós-graduação em Gestão Pública e, em 2018, concluiu o mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável. Em 2015, atuou na Fundarpe, primeiro como gerente de Produção e depois como superintendente de Planejamento e Gestão. Voltou à Prefeitura do Recife em 2016, como Secretário de Esportes. De 2017 a 2020, esteve na Autarquia de Urbanização do Recife (URB) como gerente-geral de Articulação Social, e foi nomeado presidente em fevereiro de 2021.

 

Sobre o órgão

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) tem a função de executar obras estruturadoras e serviços de engenharia com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Recife. Atualmente, o órgão atua em duas frentes de serviços, sendo uma referente a obras planas, ligadas à construção de vias, canais, conjuntos habitacionais, parques, pontes, entre outras intervenções. A outra é responsável por ações “verticais”, ligadas principalmente a questões de morros e barreiras, como contenção de encostas, construção de escadarias, ruas e sistemas de drenagens nestes locais. 

 

Histórico

A URB foi fundada em 20 de fevereiro de 1973, se tornando uma das principais ferramentas da administração municipal no quesito infraestrutura. No início, a empresa tinha como ações a revitalização do centro e a limpeza urbana, além de elaborar todo o macroplanejamento da cidade, com a criação de projetos e execução das obras.

 

Endereço

Av. Oliveira Lima, 867, Boa Vista, Recife/PE

CEP:  50.050-390

Contato

Fone (81) 33555000

Email: urb@recife.pe.gov.br

Horário de funcionamento: 7h às 16h

 

Organograma - atualizado em agosto/22

Lista de identificação organizacional

Legislação do órgão

Conselhos do órgão