Autarquia de Urbanização do Recife (URB)

João Alberto, Economista

João Alberto Costa Faria é graduado em Economia, com especialização na área de Finanças, e funcionário público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) há 30 anos. No órgão estadual, desempenhou as funções de Gerente de Custos e de Superintendente de Finanças. Na Prefeitura do Recife, na Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), foi Diretor de Administração e Finanças entre os anos de 2001 e 2007. Na Prefeitura de Olinda foi Secretário da Fazenda e Administração entre os anos de 2007 e 2016. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Sobre o órgão

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) tem a função de executar obras estruturadoras e serviços de engenharia com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Recife. Atualmente, o órgão atua em duas frentes de serviços, sendo uma referente a obras planas, ligadas à construção de vias, canais, conjuntos habitacionais, parques, pontes, entre outras intervenções. A outra é responsável por ações “verticais”, ligadas principalmente a questões de morros e barreiras, como contenção de encostas, construção de escadarias, ruas e sistemas de drenagens nestes locais.

Entre as obras planas, destacam-se a construção da Via Mangue, dos habitacionais do Pilar (bairro do Recife) e Casarão do Barbalho (Iputinga), canais do Arruda, Ibiporã (Joana Bezerra), Rio da Prata (Ibura), Guarulhos (Jardim São Paulo), além da pavimentação de diversas ruas em bairros do Recife.

Já na área de morros, a URB possui obras em andamento em áreas da Macaxeira, Córrego do Jenipapo, Ibura, Ibura de Baixo, Jordão, Jordão Baixo, Jordão Alto, Santo Amaro, UR-01, UR-12, Cohab, Várzea, Linha do Tiro, Três Carneiros, Casa Amarela, Nova Descoberta, Lagoa Encantada, Alto da Jaqueira e Vasco da Gama. Nesses locais, estão sendo realizados serviços de contenção de encosta, drenagem, construção de escadarias e pavimentação.

Histórico

A URB foi fundada em 20 de fevereiro de 1973, se tornando uma das principais ferramentas da administração municipal no quesito infraestrutura. No início, a empresa tinha como ações a revitalização do centro e a limpeza urbana, além de elaborar todo o macroplanejamento da cidade, com a criação de projetos e execução das obras.

Av. Oliveira Lima, 867, Boa Vista, Recife/PE

CEP:  50.050-390