Serviços para o Cidadão

Bibliotecas pela Paz

 

Conheça a Rede de Bibliotecas pela Paz

 

A Rede de Bibliotecas pela Paz faz parte da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura da Cidade do Recife. É composta pela Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes, Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite, Biblioteca Afrânio Godoy (Compaz Governador Eduardo Campos) e Biblioteca Carlos Percol (Compaz Escritor Arianio Suassuna).

As bibliotecas da Rede de Bibliotecas pela Paz enquadram-se no conceito de “Biblioteca Viva”. Sua configuração se aproxima de um centro cultural, inserindo a leitura como algo natural na vida das pessoas. Para tal, deve haver a promoção do acesso e a desmistificação de que a leitura se dá apenas em lugares e com objetivos formais. A dinamicidade da Biblioteca deve mostrar o quanto é atrativo o conhecimento.

A atual gestão municipal do Recife e mais diretamente a Secretaria de Segurança Urbana acreditam que o combate e prevenção à violência passam necessariamente por ações e intervenções do poder público no campo social. A oferta de equipamentos e serviços que ofereçam atividades culturais, educativas e esportivas é estratégica para a prevenção à violência e disseminação da cultura de paz entre crianças, jovens e adultos.

A Rede de Bibliotecas pela Paz tem como missão prevenir a violência e fortalecer a cidadania, fomentando a relação cotidiana da comunidade com a leitura, a escrita e o aprendizado.

A Biblioteca Pública é uma instituição de aprendizado que cumpre um direito básico de vida: oferece iguais oportunidades de estudo, de formação do gosto pela leitura, de conhecimento, de formação de um cidadão entusiasmado e confiante. Simultaneamente, oferece novos caminhos, onde a inclusão social e cultural se sobrepõe à marginalização.

As bibliotecas públicas devem ser centros de referência e de encontro de diversas comunidades que se inter-relacionam tendo o livro, a leitura, a literatura e a construção do conhecimento como pontos de convergência.

 

Horário de funcionamento:

Biblioteca Popular de Afogados 9h às 17h (seg. a sex.)

Biblioteca Popular de Casa Amarela 9h às 17h (seg. a sex.)

Biblioteca Afrânio Godoy 9h às 21h (ter. a sex.) e 9h às 13h (Sab e dom.)

Biblioteca Jornalista Carlos Percol 9h às 22h (ter. a sex.) e 9h às 13h (Sab e dom.)

 

Endereços e contatos:

Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite
Rua Jacira, S/N, Afogados
Telefone a ser instalado

Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes
R. Maj. Afonso Leal, sn - Casa Amarela, Recife
Telefone: 3355.3130

Biblioteca Afrânio Godoy
Compaz Eduardo Campos – Rua Aníbal Benévolo, S/N, Alto Santa Terezinha
Telefone: 3355.7935

Biblioteca Jornalista Carlos Percol
Compaz Ariano Suassuna - Av. General San Martin, 1208, Cordeiro
Telefone: 3225.9422