Serviços para o Cidadão

Central de Operação e Trânsito

img_alt

A Central de Operações de Trânsito da CTTU ganhou novos equipamentos para melhoria dos serviços.

A Cidade do Recife dispõe hoje de um instrumento importante que facilita a vida de motoristas e passageiros de transporte coletivo da Capital Pernambucana. Com a Central de Operações de Trânsito, monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o cidadão pode acessar as imagens do tráfego nas principais vias da cidade, escolher as melhores rotas e evitar transtornos ao sair de casa ou do trabalho.

Trata-se de um ambiente com um conjunto de sistemas integrados com modernos dispositivos tecnológicos. O objetivo é monitorar as vias urbanas do Recife de forma operacional e gerencial, disponibilizando à população imagens, informações precisas do trânsito na cidade, em tempo real, via web, WAP e Call Center.

Uma equipe de 20 profissionais trabalha na Central, que funciona 24 horas por dia, monitorando o trânsito através de 112 câmeras espalhadas nos mais importantes corredores viários do Recife. Com as imagens os técnicos e agentes da CTTU identificam acidentes, congestionamentos, acompanham o andamento do trânsito e rapidamente encaminham as equipes para disciplinar o tráfego de veículos onde for necessário.

As câmeras estão instaladas nas vias que apresentam grande fluxo de veículos e pedestres, como as avenidas Agamenon Magalhães, Boa Viagem, Caxangá, Recife, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Morais, Domingos Ferreira, Herculano Bandeira, Cabanga, Sul, Afonso Olindense, Maurício de Nassau, Madre de Deus, Arquiteto Luiz Nunes, Alfredo Lisboa, Rui Barbosa, Jequitinhonha, Conde da Boa Vista, e Rui Barbosa.

A Central de Monitoramento do Trânsito também conta com uma equipe de comunicação, que fornece informações úteis e atualizadas para a população, pelo twitter da CTTU. Por meio das mídias sociais, o internauta fica sabendo, em tempo real, a situação do trânsito nas principais vias, ocorrência de acidentes, as implicações no trânsito e rotas alternativas para evitar engarrafamento.