Serviços para o Cidadão

Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)

 

CENTRO DE REFEÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)

O CREAS é a unidade pública estatal que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

Serviços ofertados nos CREAS, por intermédio, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Indivíduos (PAIFI) consiste em serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. 

Público Alvo: Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: Violência física, psicológica e negligência; Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; Tráfico de pessoas; Situação de rua e mendicância; Abandono; Vivência de trabalho infantil; Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;

Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar; Descumprimento de condicionalidades do PBF e do PETI em decorrência de violação de direitos.

 

RPAs 1 e 6

CREAS ANA VASCONCELOS

End.: Rua Dom Manoel Pereira, nº 75 - Boa Vista

Fone: 3355.6623 / 3355.6624

E-mail: creasanavasconcelos@recife.pe.gov.br

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h

 

RPA 2

CREAS RENATO RIBEIRO

End.: Estrada de Belém, n°713 - Campo Grande

Fone: 3242-5737 / 3242-5738

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

 

RPA 3 

CREAS ESPINHEIRO

End.: Rua Quarenta e Oito, nº 693 - Espinheiro

Fone: 3355.3669 / 3355.3670

E-mail: creasespinheiro@recife.pe.gov.br 

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

 

RPA 4 

CREAS CORDEIRO

End.: Rua Odete Monteiro, s/n - Cordeiro

Fone: 3355.6505

E-mail: creascordeiro@gmail.com.br

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

 

RPA 5

CREAS AFOGADOS

End.: Rua 21 de Abril, nº 1092 - Afogados

Fone: 3355.3671 / 3355.3673

E-mail: creasafogados@recife.pe.gov.br

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h



 

Regiões Político Administrativas do Recife e os respectivos bairros atendidos

 

RPA 1

 

Bairro do Recife; Santo Amaro; Boa Vista; Cabanga; Ilha do Leite; Paissandu; Santo Antônio; São José; Coelhos; Soledade; Ilha Joana Bezerra.

 

RPA 2

 

Arruda; Campina do Barreto; Campo Grande, Encruzilhada; Hipódromo; Peixinhos; Ponto de Parada; Rosarinho; Torreão; Água Fria; Alto Santa Terezinha; Bomba do Hemetério; Cajueiro; Fundão; Porto da Madeira; Beberibe; Dois Unidos; Linha do Tiro.

 

RPA 3

 

Aflitos; Alto do Mandu; Alto José Bonifácio; Alto José do Pinho; Apipucos; Brejo da Guabiraba; Brejo de Beberibe; Casa Amarela; Casa Forte; Córrego do Jenipapo; Derby; Dois Irmãos; Espinheiro; Graças; Guabiraba; Jaqueira; Macaxeira; Monteiro; Nova Descoberta; Parnamirim; Passarinho; Pau-Ferro; Poço da Panela, Santana; Sítio dos Pintos; Tamarineira; Mangabeira; Morro da Conceição; Vasco da Gama.

 

RPA 4

 

Cordeiro; Ilha do Retiro; Iputinga; Madalena; Prado; Torre; Zumbi; Engenho do Meio; Torrões; Caxangá; Cidade Universitária; Várzea.

 

RPA 5

 

Afogados; Areias; Barro; Bongi; Caçote; Coqueiral; Curado; Estância; Jardim São Paulo; Jiquiá; Mangueria; Mustardinha; San Martin; Sancho; Tejipió; Totó.

 

RPA  6

 

Boa Viagem; Brasília Teimosa; Imbiribeira; Ipsep; Pina; Ibura; Jordão; Cohab.