Serviços para o Cidadão

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)

img_alt

O pernambucano, Aloisio Magalhães, era artista plástico, designer e ativista cultural. (Foto: Sol Pulquério/PCR)

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) foi criado em 24 de julho de 1997, que concedeu o estatuto de Museu à antiga Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, homenageando o artista plástico, designer e ativista cultural pernambucano. Está instalado em um antigo casarão do século XIX e possui sete salas de exposição, biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea, reserva técnica, sala de atividades educativas, sala de administração, auditório, café e depósito para acomodação de material museográfico.

O MAMAM conta com um acervo de cerca de 1.100 trabalhos, de diversas técnicas, que abrangem um período histórico compreendido entre 1920 e 2008. Deste acervo, fazem parte obras fundamentais para a compreensão da arte moderna e contemporânea brasileira, de renomados artistas, dentre os quais se destacam João Câmara (com a série “Cenas da Vida Brasileira”), Vicente do Rego Monteiro (com um conjunto de telas que representa a maior coleção pública desse importante artista brasileiro), Aloisio Magalhães, Gil Vicente, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Joaquim do Rego Monteiro, Francisco Brennand, Gilvan Samico, José Patrício, Paulo Bruscky, Nelson Leirner, Alex Flemming, Carlos Fajardo, Marcelo Silveira, Rivane Neuenschwander, Ernesto Neto e Vik Muniz.

Endereço: Rua da Aurora, 265 Boa Vista – Recife – PE CEP 50060-010
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 12h às 18h. Sábados e Domingos, das 13h às 17h.
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872

Mamam no Pátio

O MAMAM no Pátio, anexo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, foi inaugurado em 2006 e atua como um espaço institucional de experimentação nas Artes Visuais e de reflexão crítica sobre o seu desenvolvimento. Localizado no Pátio de São Pedro, centro histórico de Recife, o MAMAM no Pátio vem desenvolvendo projetos de residência artística e performances, estimulando a produção de trabalhos experimentais e promovendo debates sobre as novas tendências da Arte.

Os projetos de residências artísticas do MAMAM no Pátio estão voltados para as produções nacional e internacional e resultam em mostras do trabalho da vivência do artista na cidade. As residências contam com a participação de um arte/educador de instituições culturais nacionais, convidado a acompanhar o artista e a realizar, junto com o EducAtivo MAMAM, o projeto de arte/educação para a exposição ou performance.

Endereço: Pátio de São Pedro, Casa nº 17, São José – Recife – PE – CEP 50020-220
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – das 10h às 18h
Telefone: (81) 3355-6765