Serviços para o Cidadão

Ouvidoria Municipal da Saúde

Quem Somos?

A Ouvidoria Municipal de Saúde, também conhecida como Ouvidoria do SUS, é um canal democrático de comunicação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, que recebe manifestações diversas sobre as ações e serviços desenvolvidos por seus profissionais. O objetivo do serviço é melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde do Recife.

 

Como Atuamos?

A Ouvidoria atua para atender a todos, seja o cidadão Trabalhador, Usuário ou Gestor da rede de saúde - SUS. O atendimento prestado é feito através da escuta qualificada do cidadão, realizado por profissionais comprometidos com o respeito e a ética profissional.

Ao registrar uma manifestação, o cidadão receberá um nº de protocolo para realizar o acompanhamento de seu registro. A demanda será analisada, classificada e encaminhada ao setor de competência para conhecimento, resolução e resposta ao caso, sendo encaminhada a instância imediatamente superior para nova avaliação ou esclarecimentos quando não houver resposta satisfatória.

 

O que posso registrar na Ouvidoria?

Você pode expressar sua opinião em relação a todas as ações e serviços da Secretaria de Saúde, como a prestação de serviços de assistência à saúde, as relações entre profissionais e usuários, os programas e ações desenvolvidos pela secretaria, atuação das vigilâncias Sanitária, Ambiental ou Epidemiológica ou orientações em saúde.

A partir do seu relato, sua manifestação será classificada numa das seguintes categorias: Denúncia, Reclamação, Solicitação, Informação, Elogio ou Sugestão.

 

Quais são os Canais de Comunicação?

São diversos canais de comunicação e o cidadão pode escolher a forma de comunicação preferida:

  • Tele-atendimento: 0800 281 1520 -  De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
  • Atendimento Presencial ou Correspondência: Rua Marquês do Pombal, nº 115, Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50100-170 - De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
  • Caixas de Sugestões: Distribuídos em unidade de saúde, que tem por objetivo captar sugestões para melhoria dos serviços.
  • Formulário Web:

 

É necessário que o cidadão se identifique?

Não. O cidadão pode registrar sua manifestação de três formas:

Identificada: Os dados do cidadão são coletados e não há sigilo na divulgação dos dados na esfera da Secretaria de Saúde;

Sigilosa: Os dados são coletados pela Ouvidoria, porém não são divulgados para nenhum órgão o setor;

Anônima: Nenhum dado pessoal é coletado.

A Ouvidoria atua de maneira a garantir a ética e o respeito aos direitos humanos e poderá orientar o cidadão quanto a melhor forma de registro.