Serviços para o Cidadão

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU-192 é um Programa do Governo Federal. O objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte.
 
No Recife, o SAMU foi Inaugurado em 21 de dezembro de 2001. Atualmente 2 mil atendimentos mensais são realizados, em média. A Capital Pernambucana sedia a Central de Regulação Médica do SAMU 192 Metropolitano do Recife, que além do município sede, regula também os chamados de 61 municípios da I Macro.
 
Para garantir o atendimento à população recifense, este Serviço conta com uma frota de 04 Unidades de Suporte Avançado – USA-, 18 Unidades de Suporte Básico – USB-, 06 Motolâncias e também com 02 helicópteros que fazem parte de convênios firmados com a Polícia Rodoviária Federal – PE e o Grupamento Tático Aéreo/ Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. As equipes que atuam nesses veículos são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e condutores, capacitados pelo Núcleo de Educação Permanente-NEP -SAMU Recife em parceria com diversas instituições.


SAMU 192 passa por reestruturação das bases e de Recursos Humanos
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) nunca recebeu tanto investimento como nesta gestão. Para melhorar o tempo resposta de atendimento ampliou-se de 04 para 09 bases descentralizadas na cidade, um acréscimo de 05 bases em todo o Recife. A elaboração de projetos encaminhados ao Ministério da Saúde possibilitou a renovação da frota do Serviço. A Secretaria de Saúde do Recife adquiriu novo  Software de gerenciamento de registros, mais eficiente, com acesso a diversas ferramentas incluindo o georeferenciamento, permitindo maior agilidade no atendimento.