Serviços para o Cidadão

Teatro de Santa Isabel

img_alt

Em 2015, o Santa Isabel comemora 165 anos de existência. (Foto: Sol Pulquério)

É o maior dos teatros municipais, e por muitos, considerado o mais bonito. Inaugurado em 18 de maio de 1850 - depois de dez anos de obra - foi responsável por inserir a então província de Pernambuco numa nova fase cultural. Idealizado pelo Barão da Boa Vista, Francisco do Rego Barros, teve o projeto dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que inovou na época, não utilizando o trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica. Pelo teatro, que recebeu este nome numa tentativa de homenagear a Princesa Isabel, passaram personalidades históricas como Dom Pedro II, Castro Alves, Procópio Ferreira e o compositor Carlos Gomes. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), hoje o Teatro de Santa Isabel carrega o título de um dos 14 teatros-monumentos do país.

Passeio Educativo - As visitas acontecem às terças-feiras, no turno da tarde, com calendário específico a ser disponibilizado através de solicitação no email: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. A atividade é gratuita, sendo necessário aguardar a confirmação do agendamento. O transporte para o local fica por conta do grupo interessado.

Além dos passeios agendados nas terças-feiras, o Teatro de Santa Isabel também recebe o público de forma espontânea, aos domingos, no horário das 14h às 17h. A visita dura aproximadamente 20 minutos, passando por todos os espaços do teatro, desde o saguão de entrada ao salão nobre, cômodos que receberam importantes nomes da política e das artes do Brasil, tais como o imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel, Castro Alves e Tobias Barreto.

Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antônio
Telefone: 3355.3323 (administração) / 3355.3324/ 3322 (bilheteria)
www.teatrodesantaisabel.com.br
Horário de funcionamento: das 8h30 às 18h