Serviços para o Cidadão

Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas

O Sistema MAIS Recife é um conjunto integrado de programas estratégicos para cada estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade do Recife. Tem na palavra MAIS a formação de um acróstico que destaca seus pilares de atuação, sendo M = Mobiliza, A = Acolhimento, I = Integração e S = Sistematização. Possui como tônica a promoção de habilidade para a vida e tem como fundamentação princípios norteadores com base em evidências científicas. Gerenciado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife, o Sistema MAIS Recife se sustenta em três pilares pilares estratégicos de prevenção, cuidado e reinserção social, que integram os seguintes programas:

Mobiliza Recife (Prevenção): realiza ações de mobilização direcionadas a sociedade com o objetivo de prevenir o uso e abuso de álcool e outras drogas. 

Acolhe Vida Recife (Cuidado): tem como objetivo propiciar o cuidado especializado à dependentes químicos e familiares/cuidadores. 

Integra Recife (Inserção): é responsável pela inserção social e inclusão produtiva de pessoas vulneráveis às drogas, por meio de qualificação profissional, melhora da escolaridade, retirada de documentos básicos e encaminhamento para a Agência de Emprego. Tem o objetivo de preparar o acolhido para uma relação saudável consigo mesmo e para o convívio benéfico com os atores de seu território.  

Sistematização e Pesquisa (Planejamento): tem o objetivo de garantir que as linhas de atuação dos programas do Sistema MAIS Recife estejam embasados em evidências científicas. Tem por estratégias a elaboração de pesquisas, a articulação para cooperação técnica com institutos, universidades, cidades modelos, organizações de referências e cuida do planejamento, resultado e sistematização. 

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas fica no 6º andar do edifício sede da Prefeitura do Recife. Contatos: 3355.8210 | sepod.recife@recife.pe.gov.br