Serviços para o Cidadão

Teatro Hermilo Borba Filho

img_alt

O Teatro leva o nome do dramaturgo pernambucano, Hermilo Borba Filho. (Foto: Sol Pulquério/PCR)

O teatro, que a princípio era chamado de Centro Experimental Teatro Apolo, surgiu a partir da transformação de dois armazéns localizados nos fundos do Teatro Apolo em espaço cênico. Iniciou suas atividades em 1987, com a montagem de O Balcão, de Jean Genet, com direção de Antonio Cadengue e atuação dos alunos do Curso de Formação do Ator da Universidade Federal de Pernambuco.

Após ampla reforma, foi reinaugurado em 1988, com espaço de configuração flexível, cujas arquibancadas podem ser ajustadas para diversas formações diferentes, e com capacidade para 150 pessoas, passando a levar o nome do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho.

Nascido no Engenho Verde, município de Palmares, zona da Mata Sul de Pernambuco, Hermilo foi escritor, crítico literário, jornalista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor. Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife, tornou-se um nome fundamental do teatro brasileiro, tendo escrito e publicado sete romances, três livros de contos, duas novelas, doze pesquisas e ensaios e mais de uma dezena de traduções (Tulio Carella, Aretino, Marquês de Sade, Leon Tolstoi, Calderon de La Barca, Jorge Luís Borges, entre outros). Das mais de 23 peças que escreveu, apenas 7 foram publicadas em vida. Teve seus textos encenados em todo o Brasil e no exterior, em países como Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Suíça, Holanda, Alemanha, Noruega e até Finlândia.

Endereço: Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife
Telefone: (81) 3355-3320 / 3321