Serviços para o Cidadão

Transporte Complementar

O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) foi criado com o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos cidadãos entre os bairros da cidade e em áreas de difícil acesso. Gerenciado pela CTTU, beneficia 69 bairros e comunidades do Recife.

O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas:

Linhas Alimentadoras: Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até localidades onde circulam veículos de transporte público de passageiros (ônibus, metrô). Ao todo, 18 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 40 comunidades. 

Linhas Interbairros:  facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e nem nos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel A(*). As sete linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos.
(*) Atualmente, a tarifa do Anel A custa R$ 2,45 (de segunda a sábado) e R$ 1,20 (domingos).


Bilhetagem eletrônica
Os recifenses podem utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador ou Estudantil nas linhas interbairros do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP). A Prefeitura do Recife equipou os veículos definitivos com a bilhetagem eletrônica, beneficiando usuários e permissionários do STCP/Recife.

 

Linhas permissionárias do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) no Recife