Serviços para o Cidadão

Estacionamento Zona Azul

A Prefeitura do Recife  proporciona a democratização do espaço público nas movimentadas vias do Centro com o Estacionamento Zona Azul. Os condutores contam, hoje em dia, com mais de  3.200 vagas destinadas a carros, ônibus de turismo, táxis e veículos de carga e descarga. Com isso, um grande número de pessoas pode deixar seu carro nas ruas do Bairro do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem, reconhecidos tradicionalmente como pólos de serviço e cultura.

O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3,00.

Zona Azul Digital - A partir de 1º de julho de 2019, o cartão de Zona Azul passa a ser adquirido no formato digital, por meio do aplicativo “Zona Azul Recife”, disponível nas plataformas Android e IOS. O usuário faz o cadastro com informações pessoais, e-mai e senha, cadastra a placa do veículo e, em seguida, realiza a compra do Cartão Digital por meio de cartão de crédito. Quando o tempo da vaga está a 15 minutos de terminar, o motorista recebe uma notificação no celular com a opção de renovar o estacionamento, que poderá ser feita apenas uma vez. A partir de 1º de agosto, a utilização dos estacionamentos rotativos em área pública só poderá ser ativada digitalmente, através do aplicativo ou dos pontos de vendas. 

Pontos de venda autorizados -
 Além de adquirir o cartão digital por meio dos smartphones, a compra também pode ser feita em pontos de venda autorizados já existentes na cidade, com a informação da placa do veículo.  Nesses locais, o condutor pode realizar a compra com cartão de crédito, débito, ou em dinheiro em espécie. Ao finalizar a ativação, será emitido um comprovante. O condutor não precisa retornar ao veículo para validar a ativação da Zona Azul.

Gratuidade para pessoa idosa - Conforme Decreto Municipal n° 32.518 de 31 de maio de 2019, os idosos que têm a credencial de estacionamento especial emitida pela CTTU continuarão recebendo o benefício da gratuidade na utilização das vagas de Zona Azul na capital pernambucana. Para isso, o idoso deve, após agendamento, comparecer ao atendimento na sede da CTTU para realizar o carregamento das 20 ativações gratuitas vinculadas à placa pré-cadastrada. Para receber o benefício diretamente no smartphone, o idoso deve comparecer ao atendimento com o aplicativo já instalado no aparelho. No entanto, caso a pessoa não tenha smartphone ou opte por não usar o benefício no aparelho, um QR Code será entregue ao cidadão e a gratuidade das vagas de Zona Azul deverá ser feita nos pontos de venda físico autorizados. Clique aqui para realizar o pré-credenciamento e agendamento