Serviços para o Cidadão

Rotas Cicláveis

A expansão da rede ciclável do Recife é uma das principais metas da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). As ações garantem mais segurança viária para os ciclistas e permite a utilização mais equitativa do espaço público entre os diversos meios de transporte.

Atualmente, o Recife possui 183 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km. Desde 2013, as novas rotas implantadas  compõem a Rede Cicloviária Complementar, previstas pelo Plano Diretor Cicloviário (PDC), e estão sendo projetadas para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

O Recife tem investido em rotas que se interliguem umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos ao ciclistas. A cidade conta, hoje, com 175 km conectados entre a Zona Sul, Oeste, Norte e Centro. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.

As rotas cicláveis do Recife são fiscalizadas pelos agentes de trânsito da CTTU, através de rondas. A população também pode solicitar a presença de um agente através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização, transitando ou estacionando veículos na ciclofaixa, estarão passíveis de autuação. As multas variam de grave a gravíssima vezes três, com valores de R$ 195,23 (mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH) a R$ 880,41 (mais 7 pontos na CNH).